Os benefícios da automação nos processos da indústria madeireiras
- André Habib
- 13 de jul. de 2016
- 1 min de leitura
O trabalho em uma madeireira exige sempre que os profissionais estejam sempre se especializando e que a empresa invista em tecnologia, para produzir mais e estar sempre à frente dos concorrentes. Uma das formas de conseguir isso com uma maior facilidade é
optando pela implantação da automação industrial que certamente agilizará em muito o processo. A adoção de processos automatizados trás uma série de benefícios, os quais destacaremos a seguir.
Aumento de produtividade
A máquina, diferente do ser humano, pode repetir um trabalho inúmeras vezes com a mesma precisão. Por isso, acaba aumentando a produtividade e, consequentemente, a qualidade do resultado final. Ela também permite realizar um trabalho no menor tempo possível, evitando paradas e interrupções.
Melhora de qualidade
Por conta da precisão do trabalho executado, há um aumento da qualidade, reduzindo de erros e também das perdas de materiais.
Diminuição de riscos de acidentes
O corte manual da madeira pode envolver um sério risco do trabalhador se acidentar, por maior que seja o cuidado que ele tenha. Quando se automatiza o processo, essas “partes” arriscadas podem ser feitas por máquinas, sem que haja a necessidade de interferência das pessoas. Isso ajuda a preservar o bem-estar das pessoas envolvidas no processo.
Redução de custos
Trabalhar com uma máquina pode sair mais barato do que ter que contratar diversos funcionários para fazer o mesmo trabalho. Apesar de o investimento inicial ser bem maior, não há custos como salário, benefícios, entre outros. Além disso, existem máquinas que já são programadas para consumir o mínimo de energia.
Tornar a madeireira mais competitiva
Conseguir entregar o produto que o cliente espera, com uma qualidade elevada, dentro do prazo e com o melhor custo-benefício, fará com que sua madeireira se destaque perante as concorrentes.
Comments