O acrônimo NR vem de Norma Regulamentadora. A NR10 foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego com o objetivo de garantir e melhorar a segurança de todos os profissionais que atuam em atividades onde a eletricidade está envolvida. A necessidade da norma surgiu por causa do grande número de acidentes que ocorriam nesse segmento, principalmente com os profissionais que trabalhavam com alta tensão. Geralmente, a falta de treinamento adequado era um dos principais motivos dos acidentes. As principais situações onde a NR10 se aplica são:
Geração, transmissão, distribuição e consumo;
Projeto, construção, montagem, operação e manutenção das instalações elétricas.
A norma estabelece a necessidade de criação de um Prontuário de Instalações Elétricas e obriga os empregadores a submeterem seus colaboradores a um treinamento inicial de 40 horas e mais 40 horas de treinamento complementar. Os principais pontos cobertos pela NR10 são:
Objetivo e campo de aplicação
Proteção contra incêndio e explosão
Sinalização de segurança
Medidas de controle
Segurança em projetos
Habilitação, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores.
Segurança na construção, montagem, operação e manutenção
Segurança em instalações desenergizadas
Procedimentos de trabalho
Situação de emergência
Segurança em instalações energizadas
Trabalho envolvendo alta tensão
Responsabilidades
Ok, mas onde encontrar a NR10? O download da norma pode (e deve) ser feito diretamente do site do Ministério do Trabalho através do link abaixo: http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR-10-atualizada-2016.pdf Clique no link e o arquivo será aberto diretamente no navegador que estiver usando. Você pode imprimir ou salvar a norma, para isso, use as opções disponíveis no navegador. Fonte: Mundo da Elétrica
Kommentare