Como conectar corretamente condutores elétricos
- André Habib
- 30 de jun. de 2016
- 1 min de leitura
Uma conexão elétrica é aquela que representa uma ligação entre dois ou mais pontos discretos a fim de permitir a continuidade do fluxo de elétrons ou corrente elétrica. Para que “as conexões de condutores elétricos entre si e com outros componentes da instalação devem garantir a continuidade elétrica durável, adequada proteção e suportabilidade mecânica”, como não poderia deixar de ser, uma norma específica, a ANBR 5410:2004, estabelece quais condições devem ser consideradas na seleção dos materiais para a conexão, as quais podemos conferir abaixo:
O material dos condutores, incluindo sua isolação;
A quantidade de fios e o formato dos condutores;
A seção dos condutores;
O número de condutores a serem conectados conjuntamente;
As conexões devem ser acessíveis para verificação, ensaios e manutenção, exceto nos seguintes casos: emendas de cabos enterrados e emendas imersas em compostos ou seladas.
A também que se pensar nos dispositivos que têm a finalidade de interligar os condutores com equipamentos, com barramentos e condutores entre si, estamos falando dos conectores e terminais. É preciso pensar também nas emendas de condutores elétricos entre si, que são de 3 tipos:
Prolongamento: tem por finalidade unir dois condutores para dar prolongamento aos mesmos, para restabelecer a continuidade elétrica do circuito. Recomendada a sua utilização em linhas abertas.
Derivação: utiliza-se este tipo de circuito quando se deseja tomar a energia elétrica de uma rede para derivar a um dispositivo ou a outro circuito.
Rabo de rato ou condutores torcidos: utilizada em instalações embutidas como caixas de derivação ou de passagem e tem por finalidade prolongar ou derivar os condutores para atender uma necessidade específica.
Portanto, percebe-se que dentro deste cenário é preciso expandir a área de atuação de energia por meio de uma emenda de condutores elétricos que garantem a transmissão a outros pontos, desde que se atenda a norma regulamentadora, a ANBR 54 10:2004.
Comments