Apenas para “refrescar a memória”, o CLP, ou Controlador Lógico Programável, é peça fundamental quando pensamos na automatização em qualquer que seja o processo industrial. Em sendo “programável”, obviamente que linguagens de programação, tais como as usadas nos computadores e nas aplicações de internet e aplicações de dispositivos móveis, são a parte principal desse tipo de sistema. Cinco (5) são os tipos de linguagens de programação CLP:
Lista de instruções;
Texto estruturado;
Diagrama Ladder;
Diagrama de blocos funcionais e;
Sequenciamento de gráficos de funções.
Basicamente, a programação CLP é dividida entre a programação textual (linguagem de programação propriamente dita) e a programação gráfica que é usada para controlarmos layouts e suas respectivas funcionalidades. A partir de agora vamos conhecer um pouco sobre dois tipos de programação gráfica: programação Ladder e Diagrama de blocos.
Linguagem Ladder
É a linguagem mais comum utilizada na programação de CLPs. Está presente principalmente no controle lógico de relés e contatos elétricos diretamente associados a realização de circuitos de comandos. Recebeu o nome de Ladder por parecer uma escala na qual duas barras verticais e paralelas estão interligadas pelo conceito de lógica de controle. Mesmo para quem nunca teve contato com linguagens de programação, por ser de fácil entendimento e de funciomento dinâmico, a Ladder é uma excelente opção de aprendizado.
Diagrama de blocos
O Diagrama de Blocos Funcionais, do inglês Function Block Diagram, é outro tipo de linguagem gráfica, mas de utilização mais difundida na Europa. A FDB é indicada principalmente para os casos em que ocorram fluxo de informação entre os componentes de controle.
Comments