Instalar um conduíte de aço rígido, ou seja, um tubo pesado e rosqueado em todos os lados que é usado para oferecer maior proteção para os fios elétricos que correm no próprio conduíte, lhe oferecerá uma proteção melhor para os fios e cabos elétricos, se comparado a outros tipos de conduítes que o mercado oferece, como os de PVC. A instalação pode ser difícil se você não tiver prática, mas se possuir as ferramentas corretas e com instruções boas, você conseguirá fazer sozinho. Veja como: Você vai precisar de:
Grampos de conduíte
Conduíte rígido
Parafusos de madeira
Parafusos de alvenaria
Serrote
Curvador para conduíte
Furadeira
Broca de alvenaria
Acoplamento
Porca para conduíte
Faça um planejamento do caminho do conduíte elétrico na caixa de painel elétrico onde você instalará. Marque com um lápis esse trajeto do conduíte, mas marque o caminho mais reto que puder até que chegue à caixa sem passar por obstáculos.
Coloque o conduíte no caminho começando pelo painel elétrico. Caso seja necessário, dobre o conduíte usando o curvador, mas para curvá-lo, coloque-o em volta do curvador e alavanque essa curva usando o cabo do curvador.
Prenda com um grampo de circuito o conduíte a cada 30 centímetros. No caso de uma parede de alvenaria, pré-perfure-a usando uma broca ideal para alvenaria e use um parafuso de construção depois para prender o grampo.
Torça um acoplamento na extremidade do conduíte que foi instalado, conectando as duas peças do conduíte.
Gire a peça do conduíte para o acoplamento. Corte o que for excesso de conduíte usando o serrote.
Empurre a última peça do conduíte através da caixa elétrica, fixando-a no lugar usando uma porca de conduíte de caixa elétrica. Gire essa porca na parte externa do conduíte perfurando por meio da caixa elétrica. Deixe o conduíte entrar na caixa até 2,5 centímetros.
Comments